quinta-feira, abril 28, 2005

Guiné-Bissau Tour 2005 – ACTUALIZAÇÃO

Os agradecimentos em primeiro lugar. Foram todos muito simpáticos [e demasiado generosos]... muito obrigado pelos comentários e pelos mails.

É impossível retratar um país, uma realidade, por simples fotografias... estes são mais uns momentos que consegui congelar...

Para quem gostou muito do meu amigo Arlindo, aqui vai mais uma [85]... este miúdo é demais... pena não poderem ver o vídeo...

Mais uma vez informo que a música é da exclusiva autoria de Vlady Cabral e chama-se “Ora Tchiga” [Chegou a Hora]... pela música apela ao recenseamento eleitoral de todos os guineenses de forma a podem participar no próximo acto eleitoral de Junho 2005.

Podem continuar a legendar as fotos...

Muito Obrigado

Carlos Galveias

Mail: carlos@galveias.com
MSN Messenger: galveias@hotmail.com

18 Comments:

At sexta-feira, 02 dezembro, 2005, Blogger ivan said...

esou eu filho de caito diz pa o meu pai k eu amo ele taki o meu foto www.freefotolog.net/vladi
vladimir
vladi_gangstar@hotmail.com

 
At sexta-feira, 02 dezembro, 2005, Blogger ivan said...

aminhas familia esmiralda ivanildo jorgete anter izaia e todas as minhas familia um abranco forte e os meus amogos niyo mingo va zi rode vladimir amor d elizaura e o meu bairo de cuntum rua fam de nigga

 
At sexta-feira, 17 março, 2006, Anonymous Anónimo said...

Agradeço a Deus por ter descoberto um povo maravilhoso com uma cultura é uma musica fantastica.
viviani - brasil

 
At terça-feira, 23 janeiro, 2007, Blogger M A R I A N E said...

Tudo lindoooooooo nesse blog!!!!!!!!!! Parabéns!

 
At terça-feira, 13 fevereiro, 2007, Anonymous Anónimo said...

Arquitecto Alfredo, Paula, Dionídio, Dan, o que é feito?
A minha morada é a mesma, escrevam.
Saudades desta amiga. Alice

 
At sexta-feira, 23 março, 2007, Blogger eu mesmo said...

Carlos,

Acabo de - pausadamente - ver o seu Blog e cada uma das fotos. Emocionante. Primeiro 'álbum' de muitas fotos das lindas gentes da Guiné-Bissau que vejo desde que lá vivi por dois anos, Voluntário das Nações Unidas - professor (ruim) de Química e Desenho na Escola Piloto de Bolama. Já se vão quase trinta anos.

Saudades com tristeza.

Saudades porque viver entre os guineenses naquele período foi muito gratificante, repetia-se Cabral dizendo que a Guiné-Bissau era como um livro com páginas em branco - o futuro dependia do que se escrevesse naquelas páginas virgens.
As pessoas eram bonitas, virtuosas. O que não tinham de 'cultura ocidental' tinham de dignidade humana e venciam de 10 x 0 !
Saudades de alguns textos em crioulo, esta beleza viva que ainda entendo e me emociona sempre.

Tristeza pelo que acabou sendo escrito naquelas páginas em branco.
Prefiro até preservar as boas lembranças : bem pior o meu-nosso Brasil que - mantidas as proporções - tem uma história com escritas páginas mais longevas e muito mais perversas.

Força e glória ao magnífico povo da Guiné-Bissau !

Um abraço,

Nelson M. Franke
--------------------------------------------------------------------------------


PS.: Estive ouvindo o “Ora Tchiga” do Vlady de seu Blog umas oito vezes, gostei. Tenho digitalizado o "José Carlos Schwartz et le Cobiana Jazz" ( 'Mindyeres di pano preto, etc'). Se alguém quiser...
Neste momento toca "Tio Bernar" e relembro que foi a única época em que consegui dançar - nas festas dos Bombeiros Voluntários de Bolama e em casa !
PS 2 : Publiquei um Álbum de Fotos daquele tempo 1978-79 AQUI

 
At quarta-feira, 05 setembro, 2007, Blogger Pedro Nunes said...

A propósito das notícias surgidas no Diário de Notícias de que "O empresário Alpoim Calvão foi impedido, na sexta-feira, de sair da Guiné-Bissau e está sujeito a termo de identidade e residência por alegado envolvimento no desaparecimento de uma estátua na ilha de Bolama, disse ontem à Lusa a Polícia Judiciária guineense."

"A estátua em bronze do antigo presidente norte-americano Ulysses Grant, da autoria do escultor Português Manuel Pereira da Silva, foi erguida em Bolama, no arquipélago dos Bijagós, em memória do papel decisivo que o antigo presidente dos Estados Unidos teve no desfecho do diferendo entre Lisboa e Londres sobre a ilha guineense."

O desaparecimento da estátua da ilha de Bolama foi denunciado em meados de Agosto por um cidadão anónimo, tendo o caso sido entregue à Polícia Judiciária da Guiné-Bissau.

"As investigações ocorreram na sequência de uma denúncia", afirmou um inspector da Polícia Judiciária guineense, acrescentando que a estátua foi encontrada enterrada num buraco.

"Há nacionais e estrangeiros envolvidos, nomeadamente Alpoim Calvão", sublinhou.

Segundo o inspector, o empresário português já foi ouvido e reconheceu que a sua empresa de sucata comprou uma parte da estátua.

"Ficou com termo de identidade e residência até o caso ser esclarecido", afirmou.

Eu como filho do escultor Manuel Pereira da Silva fiquei preocupado com a notícia e ao fazer uma pesquisa na web encontrei este fantástico blogue sobre a Guiné-Bissau. Espero que não me leve a mal, mas gostaria de saber mais sobre o que aconteceu a esta estátua.
Um abraço,
Pedro Nunes

 
At quinta-feira, 14 fevereiro, 2008, Anonymous Anónimo said...

Muito bonito o Blog e as fotos. Parabéns pela iniciativa.
Recentemente fui a uma exposição sobreGuiné Bissau que professires paraenses organizaram na cidade de Belém, é necessário a troca cultural constante para que possamos romper com as barreiras impostas pelo capitalismo feroz, aquele que tenta calar nossas bocas.
Saudações Guiné, Você e seu todo o seu Povo.

Carinhosamente,
Natália Amorim -
Belém-Pará-Amazônia-Brasil
natopposite @gmail.com

 
At sábado, 19 abril, 2008, Anonymous Ana Cabral said...

belas fotos..e que boas recordações..estive na Guine Bissau em março passado (2008), 4 semanas para fazer um invetario florestal..percorri a guine de norte a sul, de este a oeste, do litoral ao interior...por entre savanas, florestas, mangais, tabancas..que país fascinante e magico...de gentes acolhedoras e de sorriso no rosto...ficou uma enorme vontade de voltar :)...

 
At terça-feira, 29 julho, 2008, Anonymous Fernando Nunes said...

Dei por mero acaso com este site... e senti-me como se estivesse na Guiné!!!
Tantas saudades eu tenho de Mansabá, onde passei 23 meses, já lá vão longos, longos anos!!! Era então um militar (Furriel Miliciano), ainda na força da juventude!!! Isto passou-se entre Abril de 1970 a Março de 1972...
Relembro como se fosse hoje, quando, descansando de baixo de uma frondosa mangueira, carregadinha de mangos, em dia de sol tórrido, pensava com os meus "botões": como seria tão bom estar aqui, nesta sombrinha... mas sem esta maldita guerra, que nos corroi e mata!!!
Era um jovem, como disse... sem saber por que estava ali, e a fazer o quê!!!
Como desejava tanto hoje poder visitar Mansabá, e sentir aquela terra, onde fui obrigado a viver 23 longos meses devido a um governo ditador, corrupto, colonialista, fascista, numa "guerra" sem nexo, sem sentido algum!!!
Recordo os bravos Madeirenses que me acompanharam todo esse tempo. Relembro, com tristeza mas muita saudade, os soldados Vieira e Barbosa, que ao fim de 19 meses de companhia ininterrupta, pois pertenciam à minha Secção, acabaram por morrer, sem saber porquê!!! Vergonhosa guerra, essa!!!
Muita saudade dessa terra, das gentes, do humilde povo de Mansabá!!!
Fernando Nunes
Ex-Furriel Miliciano
CART 2732

 
At sábado, 27 setembro, 2008, Blogger Clavis said...

COMUNICADO MIL SOBRE A ACTUAL SITUAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU

Em resposta ao recente apelo do presidente da Guiné-Bissau, Nino Vieira, o MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO apela publicamente ao envio de uma força naval lusófona, alinhando meios de todos os países da CPLP, que os possam comprometer no sentido de estabelecer uma missão de patrulhamento nas águas territoriais e do ar nacionais guineenses, assim obstando à transformação gradual da Guiné-Bissau numa plataforma do tráfico de droga. Dada a não existência de marinha ou força aérea guineenses capazes de se oporem a essa situação, apelamos à constituição pela CPLP de uma força naval lusófona capaz de auxiliar o Estado guineense em relação a esta ameaça que questiona a sua própria existência.

Recordamos que o MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO lançou no princípio deste ano a Petição POR UMA FORÇA LUSÓFONA DE MANUTENÇÃO DE PAZ.

http://www.petitiononline.com/mil1001/petition.html

MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO
(www.movimentolusofono.org)

 
At segunda-feira, 17 novembro, 2008, Anonymous Guará Matos said...

Olá!
Sou brasileiro do Rio de Janeiro, radialista e professor de judô.
Através do meu BLOG: http://afogandooganso.blogspot.com procuro conhecer novas pessoas, novas culturas, principalmente de língua portuguesa.
Gostaria de reber sua "visita" e que me ajude na divulgação.
O BLOG é interativo, podendo receber comentários, mensagems e sugestões.
Saudações. __________________________________________________________________

Guará Matos
guara.matos@gmail.com
http://afogandooganso.blogspot.com

 
At quinta-feira, 15 abril, 2010, Anonymous Sumbikté Guád... said...

olhar inocente, se ele soubesse o que lhe espra...concertza nao desejaria nanscer na Gunié-Bissau.
Um país onde os governantes nao sentem o Amor pela a polpulação.

 
At quinta-feira, 15 abril, 2010, Blogger Bicky said...

olhar inocente, se ele soubesse o que lhe espra...certamente nao desejaria nanscer em Guiné, um país rico com pessoas capacitados, pórem sem oportunidades.''Falta de educação contribui para a miséria de um país''.

 
At sexta-feira, 11 março, 2011, Anonymous Anónimo said...

Please visit: http://www.last.fm/user/PaulMT


[img]http://s05.flagcounter.com/count/wofx/bg=FFFFFF/txt=FFFFFF/border=FFFFFF/columns=1/maxflags=1/viewers=3/labels=1/[/img]
[img]http://2.s05.flagcounter.com/count/wofx/bg=FFFFFF/txt=FFFFFF/border=FFFFFF/columns=1/maxflags=1/viewers=3/labels=1/pageviews=0/labels=1[/img]

 
At segunda-feira, 28 março, 2011, Blogger miguelematador said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At quarta-feira, 13 abril, 2011, Blogger Duarte Fernandes Pinto said...

Que blog fantástico para quem ama Guiné-Bisaau!!! Parabéns!!!
Visitem também este blog português relacionado com a aviação e a Fotografia Aérea de Portugal:
A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal
Obrigado

 
At sábado, 21 abril, 2012, Blogger Clavis said...

Pela Guiné:
Assine e Dvulgue!
Petição Carta Aberta à CPLP de Apoio à Guiné-Bissau
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=cplpgb

 

Enviar um comentário

<< Home